terça-feira, 6 de março de 2012

Cotas raciais: reparação ou privilégio

        Algumas instituições vêm adotando o sistema de cotas para negros no ingresso de universidades, e esse assunto tem sido tema bem polêmico na atualidade, surgindo muitas discórdias, principalmente em relação à diferenciação das raças, no que diz respeito a definir quem é ou não negro.
        Mas, esse não é único problema. Muitas pessoas alegam serem negras apenas na inscrição do processo seletivo, no entanto, prejudicaram várias pessoas que perderam vagas ou empregos para concorrentes com menor pontuação ou qualificação, sem esquecer também que esse sistema acaba desvalorizando o negro, tornando-o inferior em sua capacidade, e assim só está reafirmando o racismo.
        Particularmente, não acho justo para com as outras raças, daí surge à pergunta: por qual motivo os negros devem ter esse privilégio? Quanto à divida que temos com os negros, em relação à escravidão, são contas que deveriam ser pagas a quem foi escravizado, e não aos negros de hoje, porque já existe igualdade para todos independentes de raça e cor. Não se corrige injustiça cometendo outra.
        Se o sistema de cotas tivesse que ser implantado, que fosse para estudantes de renda baixa ou de escolas publica, pois o ensino público no Brasil nem sempre dá aos seus alunos preparação necessária para encarar o ensino superior, essas pessoas sim deveriam ter privilégio, mas não os negros. Cor não designa pobreza nem riqueza.

Aliande de Souza, estudante do curso técnico de Química, IFRN, campus Macau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário