terça-feira, 6 de março de 2012

Redução da Maior Idade Penal, medida sem solução!

Estão tentando aprovar no Congresso Nacional uma nova lei, a da Redução da Maioridade Penal (de 18 para 16 anos ), uma lei que ao meu ver não ajudaria em nada os jovens ligados a criminalidade,  já que a maior parte pertence a camada menos favorecida da população brasileira, parte esta, a quem falta oportunidades.
Não quero por meio deste artigo “passar a mão na cabeça” desses jovens, mesmo porque, isso não justifica seus atos, sendo que muitos jovens de classe média também estão envolvidos no mundo crime. Só acho que esse é um dos maiores motivos para que eles se envolvam com esse tipo de coisa.
Não se poder aprovar uma lei desse tipo, pensando apenas nos últimos fatos de comoção nacional, tem que se analisar o todo, quais mudanças vão acontecer, não apenas fazer com que o jovem pague por um crime, passe anos em uma cadeia, que já mostrou não reabilitar nem os adultos, e quando sair talvez mais transtornado, pior até do que quando entrou.
Quando estava pesquisando sobre o tema, li de pessoas que eram a favor da aprovação dessa lei um dos argumentos era que esses jovens tinham varias opções, mas optaram pela criminalidade, certo? Vá dizer isso para um que nasceu e cresceu no meio de bandidos, para jovens de famílias pobres que viram ali uma forma de conseguir dinheiro fácil, para muita vezes ajudar em casa.
Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria fazer com que os centros de punições cumprissem com o seu papel, que é reeducar os jovens, elaborar projetos para prevenir e criar oportunidades para eles. Devemos ajudá-los para que eles não precisem conhecer esse mundo.

Rafaela Câmara, estudante de Química IFRN-Campus Macau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário