terça-feira, 6 de março de 2012

A união entre pessoas do mesmo sexo - A luta por uma sociedade mais livre

Imaginemos as nossas vidas depois da alteração do Código Civil permitindo o casamento entre homossexuais. Desde então, todos os casais de pessoas de sexo diferente continuarão a poder casar-se, através do religioso ou  civil. Se não desejarem casar-se, essas pessoas poderão optar, por viverem juntas e reivindicar os direitos associados à união. Todas essas pessoas continuarão a poder escolher a sua forma de vida em conjunto.  Como todo “ser humano”, gays e lésbicas também devem ter o direito de usufruir das mesmas escolhas exceto o casamento católico pois, a religião não permite.
Sem dúvida este é um assunto que além de ter que ser resolvido nos tribunais é um assunto político. Então vamos começar a por em prática, o que um dia lutamos para ter. Essa mudança nada afetará nos casais heterossexuais, continuarão a viver suas vidas como hoje,  nenhum direito lhe serão afetados. Apenas os casais cidadãos de mesmo sexo estarão em pé de igualdade. Isso se chama progresso, não é o lema brasileiro: ‘’ordem e progresso’’? Sem dúvida isso é democracia. É óbvio que para a reivindicação da igualdade no acesso ao casamento, não é preciso esperar por uma mudança de mentalidades nem uma “sociedade preparada” a não ser, claro, que se tema perder votos.
A quem afirme que "O Estado não pode tratar da mesma maneira casais heterossexuais e casais homossexuais", taí a prova que existe tamanha desigualdade em nosso país, já vimos descriminações parecidas antes, tais como a emancipação dos negros ou a igualdade legal entre homens e mulheres, porém, essa discriminação seja sentida no mais íntimo das pessoas, por ser uma questão sexual. Um ato de violência sobre escolhas e direitos individuais.

Thásia Joanne M. A. Campos, estudante do 2º período em Recursos pesqueiros, Campus Macau

2 comentários:

  1. Thásia,
    na Constituição há o "Princípio da isonomia" que versa que todos são iguais perante a lei...
    Esse princípio já deveria ser respeitado há muito tempo (desde 1988, pelo menos). Não concordo que seja necessário se ter uma lei para regulamentar a "união civil entre homossexuais", basta que houvesse um respeito à tal princípio já citado que, assim, contemplaria tal união.

    Parabéns por suas colocações!

    Abraços e bons estudos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Thásia, belo texto, concordo com seus argumentos.

    ResponderExcluir